top of page

Por que Médicos deveriam contratar uma Consultoria de Negócios?

Atualizado: 27 de dez. de 2022

Os médicos e profissionais autônomos de forma geral podem se beneficiar de muitas maneiras com o acompanhamento de um Consultor de Negócio, tais como o aumento de receita, lucratividade e a redução de custos. Abaixo, vamos lista apenas 3 motivos para contratar um Consultor de Negócios.


1°. Mudança de mindset. Transformando Médicos em Empresas.


Parece complexo, mas não é. O que eu quero dizer aqui é simples, é o conceito de Equity. Primeiro, vamos definir o que é Equity. De forma simplificada, podemos definir Equity como o preço de uma empresa, ou seja, o patrimônio ou capital privado. Quanto vale o seu CNPJ? Este valor podemos simplificar e chamar de Equity.

De forma mais clara, ao transformar o profissional autônomo em uma empresa, além da remuneração/salário (vamos chamar aqui também de dividendos) é possível ganhar também com a venda do seu negócio (se necessário).


Por que fazer essa diferenciação? Quais os benefícios?

  • Aumentar a receita: O primeiro impacto é o aumento das fontes de renda. Atuando como profissional autônomo o seu ativo mais valioso, o tempo, é limitado. Como empresa, você poderá diminuir a dependência do seu tempo para a geração de receita, além de aumentar os ganhos com a contribuição de outros profissionais e colaboradores do seu ecossistema.

  • Diversificação de riscos: E se um dia você não puder mais trabalhar? Se estiver grávida? Ou simplesmente não quiser mais atuar na sua área? Todos os profissionais deveriam pensar e refletir sobre essas questões. Mudar o mindset de profissional autônimo para empresa é a solução para resolver essas questões. Você poderá continuar recebendo seu dividendo ou simplesmente vender o seu ativo (sua empresa).

  • Possibilidade de vendar sua empresa: Por que vender a minha empresa? Se minha empresa está indo bem, por que eu venderia? A pergunta deveria ser, por que eu não venderia minha empresa de sucesso? Se sua empresa, sua clinica, sua metodologia, sua base de clientes, seu tempo de mercado, entre outros aspectos tangíveis e intangíveis, tem valor, por que não vender? Por que não vender a empresa médica "Doctor One" lucrando milhares ou milhões e em seguida criar outra empresa "Dortor Plus"? Para realizar este tipo de ganho é imprescindível sair do modelo profissional autônomo para empresa (Equity).


2°. Redução de carga tributária. Médicos podem pagar menos impostos com a orientação e acompanhamento correto.


Como os médicos podem pagar menos impostos? Não é novidade para muitas pessoas que o sistema tributário brasileiro é complexo. Este cenário, aumenta as dificuldades para os empresários mas também gera muitas oportunidades.

É o caso dos médicos, quem podem se beneficiar pagando menos impostos tanto pelo regime tributário do Simples Nacional bem com pelo Lucro Presumido. Mas qual é o melhor? Depende do objetivo e das atividades relacionadas. Está dúvida comumente levantada, reforça a importância do acompanhamento de um consultor capacitado. Em ambos os casos é possível ter redução significativa na ordem de 10% da carga tributária.

Desta maneira, uma Consultoria Estratégica, ajudará na redução de custos como por exemplo a carga tributária, entre outros.



3°. Aumentar o faturamento e terceirização de atividades não essências.


Como aumentar o faturamento? Essa pergunta é feita praticamente por todos empresários, empreendedores e executivos.

Um dos principais benefícios da Consultoria de Negócio é ajudar os profissionais a entender melhor todo o processo de vendas (faturamento). Tem como propósito principal simplificar e desmistificar a gestão e o planejamento de vendas, aplicando metodologias de marketing digital, mídias pagas (campanhas patrocinadas), gestão de redes sociais, funil de vendas, experiência do consumidor, CRM, entre outros. Em todos os casos, respeitando as normas médicas e a identidade do profissional.

E se eu não tiver tempo para aprender e aplicar tais metodologias? Isso não é um problema! Muitos profissionais ainda pensam na estrutura antiga, 0% ou 100%, mas hoje estamos na era da economia compartilhada, podendo acessar praticamente todos os tipos de serviços conforme demanda e necessidade por uma fração do preço. Mais uma vez, fica claro a importância de um bom profissional de Consultoria de Negócios, ajudando a maximizar o faturamento, gastando menos.

Uma das funções do Consultor de Negócios é auxiliar os profissionais na terceirização das atividades não essências do seu dia-dia. Assim, o médico pode focar o seu tempo no core business (sua atividade principal) e ainda ter todo o suporte nas outras atividades "não são essências" mas que precisam ser executadas, com uma curadoria e auditoria de profissionais capacitados.



Quanto custa uma Consultoria de Negócios? Como contratar?

Existem basicamente dois formatos de contratação de uma Consultoria de Negócios:

  • Contrato por projeto: Este formato de contratação é o mais comum, podendo ser mensal ou valor pré-definido. O preço pode variar de forma significativa, de acordo com a complexidade e desafios do projeto.

  • Contrato de performance: Este formato de contratação é vinculado ao resultado do projeto. A empresa é remunerada apenas se o projeto gerar resultado positivo, caso contrário, não é cobrado pelo serviço prestado. As empresas que trabalham neste formato são altamente recomendas pelo engajamento e comprometimento com os projetos.



Vale a pena contratar uma Consultoria de Negócios?


Podemos resumir que contratar uma Consultoria de Negócios pode ajudar de várias maneiras, não apenas os 3 motivos citados acima. Pode auxiliar em como entender melhor quem é seu cliente, qual o desempenho financeiro, ajudar a analisar e implementar uma nova ideia, criar novos serviços e produtos, expandir para outros lugares, estruturação de equipes, analisar concorrentes e muito mais.

Nossa recomendação final é, procure profissionais e empresas capacitadas, com soluções personalizadas para o seu momento.



Autor: Luis Dornela

Data: 19/12/2022

 

Inscreva-se para receber mais informações:

Tel. (WhatsApp): +55 (11) 98500-9633


Siga-nos:


O conteúdo foi útil para você?

  • Sim.

  • Não.


Comments


bottom of page